
Para quem quer mais, existe a DAR+
Como adaptar uma casa de banho para um idoso ou pessoa com deficiência
23-04-2013 14:43Os idosos, os acamados e as pessoas com uma deficiência encontram muitos obstáculos devido à limitação/redução das suas capacidades em realizar as tarefas básicas no dia-a-dia: deslocar-se à casa de banho, caminhar, sentar-se e levantar-se de uma cama ou cadeira pode constituir uma carga de trabalhos.
Cuidar de idosos, especialmente os acamados, ou as pessoas que são portadoras de alguma deficiência é um desafio muito grande, na medida em que são tarefas muito exigentes e desgastantes. Contudo, apesar de todos os condicionalismos, pode adaptar-se a casa do idoso às suas necessidades, torná-la mais funcional e acolhedora.
Aprenda a rentabilizar os espaços da casa do idoso, das pessoas acamadas ou da pessoa que tem uma deficiência e garanta uma maior acessibilidade, independência e qualidade de vida a estas pessoas.
A adaptação psicológica de um idoso ou de uma pessoa com uma deficiência
A maioria dos idosos, deficientes ou acamados, devido às suas incapacidades motoras, enfrentam uma série de obstáculos físicos e interpessoais na realização das actividades da vida diária. Em muitos casos, surgem danos psicológicos, como a frustração, falta de vontade de viver, depressão, solidão, entre outros. Estas razões afectam o modo de pensar e de estar de uma pessoa idosa, acamado ou com uma deficiência.
Embora, nem sempre seja fácil cuidar dos idosos, acamados e pessoas com uma deficiência, é muito importante a dedicação a eles, auxiliando-os a descobrir que é possível uma vida autónoma e com qualidade, tudo depende do ambiente envolvente e do nosso estado de espírito. Existem diversas actividades divertidas que os idosos e incapacitados podem realizar, têm é que estar predispostos e abertos para as fazerem.
Alterações comuns na casa do idoso
Com o intuito de tornar a casa do idoso, acamado ou deficiente o mais rentável e funcional possível, existem algumas modificações que podem ser feitas. Até pode ser uma desculpa para dar um novo aspeto à sua casa. Atentemos:
- Se no agregado familiar, existe um idoso ou uma pessoa com uma deficiência que movimenta-se com a ajuda de uma cadeira de rodas, uma das primeiras coisas às quais deve prestar atenção é se os corredores e os umbrais da sua casa têm a largura suficiente para que uma cadeira de rodas os atravesse com facilidade;
- Tem de adaptar o seu lar a um idoso, a uma pessoa com uma deficiência ou uma pessoa que pode ficar acamada a qualquer momento uma vez que a perspectiva do mundo quando se está permanentemente sentado ou deitado é totalmente diferente de uma visão em pé. Todos as divisões devem ser espaçosas e de fácil acesso. Dentro deste tópico estão incluídos os puxadores das portas, o telefone, os interruptores da luz, entre outros;
- Um idoso ou uma pessoa com uma deficiência tem uma resistência muito fraca. Coloque estrategicamente postos de suporte para a pessoa em causa descansar ao longo da casa;
- Se a sua casa for uma moradia de dois andares, existe a necessidade de instalar um elevador/ascensor para que seja assegurado o transporte para o piso superior. Se existir essa possibilidade, coloque o quarto e a casa de banho/banheiro da pessoa com capacidade reduzida no primeiro andar, pois assim terá uma maior mobilidade e acessibilidade;
- Um outro aspecto fundamental e que faz toda a diferença é a colocação de rampas em locais estratégicos da sua casa. A existência de um pequeno degrau é uma pequena armadilha para um idoso, que pode ser facilmente ultrapassada com uma rampa de acesso ou com uma barra de apoio lateral.
Como adaptar uma casa de banho
Todas as pessoas têm necessidades básicas que precisam de ser satisfeitas. Já pensou que mais tarde poderá não ter a possibilidade de ir à casa de banho pelo seu próprio pé? E imagina como isso deve ser frustrante? Por isso mesmo, a tarefa de adaptar uma casa de banho para um idoso ou deficiente num lar não é de fácil execução. É uma conquista assinalável, mas também pode decorá-la com muito estilo.
- Como já foi mencionado, se possível, construa ou remodele a casa de banho num piso inferior;
- A sanita deve estar a 50 centímetros do chão. Para facilitar a ida à casa de banho coloque barras de apoio bilaterais para auxiliar o idoso a sentar-se. Os apoios bilaterais devem ser colocados para que o utente se apoie neles, dobrando ligeiramente os braços. Além dos apoios bilaterais, em alguns casos, aconselha-se a aplicação de o apoio de costas, de modo a assegurar a postura mais correcta, ou duas extensões frontais rebatíveis, para que a pessoa se consiga apoiar e erguer;
- A banheira não é funcional. Retire-a e instale um chuveiro. Faça do chuveiro uma pequena secção dentro da casa de banho, à semelhança das saunas. Não deve colocar qualquer soleira ou degrau. Instale as barras de apoio e tração na parede e a 90 cm do chão.
O chuveiro, de posição regulável, deverá situar-se a uma altura máxima de 180 cm e sob ele uma cadeira rebatível. As barras de apoio e tracção permitem um melhor apoio do idoso ou da pessoa que tem uma deficiência.
- O lavatório deve ser embutido na parede e distar do chão uns 100 cm. Com esta disposição, o acesso às torneiras ou objectos no lavatório é simplificado para o idoso.
- O espelho do lavatório deve ter uma inclinação de 20 graus, de modo a permitir a visualização total de todo o corpo.
- Por último, tenha em atenção os interruptores e às tomadas da casa de banho, não as coloque num local superior, pois os esforços físicos de um idoso ou de uma pessoa com uma deficiência são muito desgastantes e depressa ficam sem forças.
Este é um investimento de futuro. A vida não termina quando chega a reforma, ou quando se tem uma deficiência. Pode estar uma porta fechada, mas existe sempre uma janela aberta.
Fonte:https://cuidamos.com/artigos/como-adaptar-casa-banhobanheiro-para-idoso-pessoa-com-deficiencia
—————